domingo, 23 de maio de 2010

A DUPLA LARISSA E JULIANA

Confira um pouco da brilhante e vitoriosa carreira de Larissa e Juliana.
No ínicio a dupla contava somente com o apoio dos Governos do Estado do Pará e do Ceará para custear as passagens internacionais. As despesas com hotéis, alimentação e traslados eram pagas com o dinheiro das premiações. Com o ínicio do patrocínio da Supergasbrás no segundo semestre de 2004, Larissa e Juliana tiveram essas despesas todas custeadas pela empresa, além disso conseguiram melhoras as estrutura dos treinamentos, que ocorriam primeiramenta na Praia da Jurema, em Fortaleza. Em 2007 a dupla construiu com o apoio da Supergasbrá o seu Centro de Treinamentos em Fortaleza, sendo a unica dupla a ter um CT próprio.
Além de toda a estrutura física a dupla contam com uma super equipe, que inclui técnico, assistente de técnico, preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, além de um grupo de apoio, que auxília nos treinos e na manutenção da quadra.

O ínicio

O primeiro contato entre Larissa e Juliana foi em um projeto da CBV de novos talentos para o vôlei de praia no final de 2001 em Fortaleza. As duas resolveram formar então fazer a parceria e começaram a treinarem juntas, porém na véspera de disputarem o primeiro torneio em 2002, Larissa se machuca às vésperas do Mundial sub-21, uma hérnia de disco, a tirou do Mundial e Juliana disputou o torneio com Taiana sendo campeã. Larissa mesmo recomendada pelos médicos de que não poderia mais voltar a jogar, começou a fazer trabalho de fisioterapia e RPG e recuperou-se surpreendentemente, contestando o que os médicos haviam dito que não poderia mais jogar vôlei pela grave lesão de hérnia que tinha. Larissa retorno aos treinos, porém no começo do segundo semestre de 2002, Juliana rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, ficando oito meses sem jogar e a parceria novamente foi interrompida.
A dupla então voltou a se formar em 2004 e aí sim estrearam a parceria com sucesso imediato.

"Apostamos na nossa juventude". Demos cabeçadas e fomos aprendendo juntas"conta Larissa.

2004 -Vice Campeãs Circuito Mundial e Brasileiro

Então em 2004, a dupla surpreendeu a todos e foi vice-campeã mundial e brasileira perdendo os títulos para Adriana e Shelda. Nesse ano, a dupla conquistou seu primeiro torneio internacional no Circuito Mundial, vencendo a etapa espanhola de Maiorca, além disso conquistou pódio em importantes etapas como a etapa brasileira em Fortaleza e também em Marselhe na França. Juliana foi eleita a atleta revelação e melhor ataque do Brasil, enquanto Larissa levou o título de melhor defesa do Circuito BB.


2005 - Campeãs Circuito Mundial e Brasileiro

O ano de 2005 reservou muitas alegrias e conquistas para a dupla. Além dos títulos do Circuito Mundial e Brasileiro, elas foram indicadas pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) como a melhor dupla do mundo no ano. Foi em 2005 também que a dupla conquistou a primeira vitória sobre as campeãs olímpicas Walsh e May na final da etapa de Acapulco no México,jogo este que é o mais longo do vôlei de praia mundial com 1h 42min e com maior número de ptos disputados. Já no Brasil, Larissa e Juliana conquistaram vários prêmio, Juliana foi eleita o destaque do vôlei de praia pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e a personalidade do Ceará. Ela também conquistou inúmeros prêmios individuais como o Rainha da Praia, melhor jogadora, melhor ataque, melhor bloqueio do Circuito BB. Larissa foi eleita novamente a melhor defesa do Circuito Brasileiro de 2005.


2006 - Bicampeãs Circuito Mundial e Brasileiro

Em 2006, a jovem dupla mostrou que seria uma das mais vitoriosas duplas do vôlei de praia mundial e alcançou o respeito e a consagração definitiva no cenário internacional com o bicampeonato do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro.
Esse ano foi o ano de Larissa, a atleta foi eleita pela FIVB a melhor jogadora do mundo, além da melhor levantamento do Circuito Mundial 2006, enquanto Juliana foi eleita o melhor ataque do mundo.


As duas também levaram o prêmio como melhor dupla do mundo novamente, e também se destacaram na premiação dos Melhores do Ano do Circuito BB. Larissa ganhou o prêmio de melhor jogadora, saque e defesa e Juliana de melhor bloqueio.

Além de todos esses prêmios Larissa ainda foi eleita o destaque do vôlei de praia pelo COB e concorreu ainda entre as 3 melhores atletas do Brasil, indicada pelo COB.



2007 -Tricampeãs Circuito Mundial e Brasileiro

O ano de 2007 não foi diferente dos demais anos anteriores com muitas conquistas para a dupla. No início de ano, Juliana e Larissa quebraram um tabu quando disputaram o torneio Rainha da Praia, no Rio de Janeiro. Larissa ficou com o título e, ao lado de Juliana, venceu as americanas Kerri Walsh e Rachel Wacholder no Desafio das Rainhas, feito até então inédito para uma dupla brasileira.
A dupla conquistou, com todos os méritos, a medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e encantou e emocionou a torcida brasileira, que a partir daí começou a conhecer e reconhecer o talento da jovem dupla brasileira.

Logo após a conquista dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, a dupla conquistou o tricampeonato consecutivo do Circuito Mundial. No Brasil, elas também foram soberanas e levaram também o tricampeonato consecutivo do Circuito BB.
Larissa foi eleita mais uma vez a melhor jogadora, melhor defensora e melhor atacante do Circuito BB, ela também novamente foi eleita a melhor atleta do vôlei de praia pelo COB e a melhor levantador do Circuito Mundial. Juliana foi eleita a melhor bloqueadora do Circuito BB. A dupla foi novamente escolhida pela FIVB a melhor dupla do mundo.


2008 - Ano de Desafios e Conquistas Individuais


Em 2008, tudo parecia novamente que seriam só alegrias e conquistas, porém esse foi até hoje o ano onde a dupla enfrentou mais desafios. Apontadas por todos como a dupla brasileira capaz de conquistar o ouro nas Olimpíadas de Pequim, desbancando as norte americanas Walsh e May, elas tiveram de adiar o sonho com a grave lesão de Juliana pouco antes do ínicio dos Jogos, Juliana ainda tentou se recuperar mas os esforços não foram suficiente e a atleta teve que desistir das disputas praticamente na véspera do ínicio do tornenio de vôlei de praia. Larissa disputou os jogos ao lado de Ana Paula e ficaram com a 5ª colocação perdendo nas quartas de finais para Walsh e May que novamente levaram o ouro olímpico. 


Enquanto Juliana se recuperava Larissa convidar Vivian para se tornar sua parceira até o fim da temporada. As duas disputaram a etapa do Circuito Mundial no Guarujá e conquistaram a etapa sem nem terem treinado juntas. Após isso a nova dupla concentrou as atenções no Circuito BB onde Larissa foi tetracampeã brasileira com Vivian.
Larissa ainda foi o destaque do vôlei de praia no ano e premiada novamente pelo COB como a melhor atleta do vôlei de praia brasileiro. No Circuito BB, ela foi eleita melhor jogadora, melhor ataque, melhor levantadora. No Circuito Mundial, ela foi eleita melhor ataque e melhor levantadora do ano.



2009 - Tetracampeãs do Circuito Mundial

Em 2009, Juliana retorna na terceira etapa do Circuito BB em Curitiba pelo Circuito BB. Após a disputa de mais uma etapa pela competição nacional, em São José dos Campos, a dupla fez sua estreia no Circuito Mundial com sucesso. No primeiro torneio do ano realizado em Brasília, elas conquistaram a medalha de ouro e voltaram ao lugar mais alto do pódio. Juliana, inclusive, surpreendeu com uma atuação de alto nível e foi logo apontada como a melhor da etapa.  A partir daí, Juliana e Larissa fizeram uma campanha impecável no Circuito Mundial. Foram oito etapas conquistadas, feito nunca alcançado por alguma dupla feminina ou masculina e um recorde absoluto na história do evento.
Elas faturaram o tetracampeonato do Circuito Mundial ao vencendo as etapas de Brasília, Osaka (Japão), Moscou (Rússia), Klagenfurt (Áustria), Stare Jablonki (Polônia), Aland (Finlândia), The Hague (Holanda) e Barcelona (Espanha).

A FIVB escolheu a dupla como a melhor de 2009. E Juliana recebeu um grande prêmio, foi premiada como a melhor jogadora do mundo, além disso foi indicada também como a melhor bloqueadora do ano. 
Larissa também não ficou de fora da premiação e ganhou os prêmios de melhor defesa e melhor levantadora de 2009 do Circuito Mundial, aliás em questão de levantamento não tem para ninguém, Larissa levou pela quarta vez consecutiva esse prêmio. Juliana e Larissa ainda quebraram um tabu assim que derrotaram Walsh e May, no Desafio Brasil x Estados Unidos, o que nenhuma dupla internacional tinha conseguido desde junho de 2007.
Como o ano de 2009 marcou a volta de Juliana às quadras, a dupla resolveu fazer um planejamento com a sua comissão técnica: objetivo era voltar a competir em alto nível e evitar qualquer novo risco de lesão das atletas. Assim, Juliana e Larissa priorizaram o Campeonato Mundial e com isso, as duas disputaram juntas apenas seis torneios do Circuito Brasileiro e, desta forma, resolveram abrir mão da disputa do título brasileiro. Mesmo assim, ainda festejaram 600 vitórias na carreira no início do segundo semestre.


2010 - Recordes e Muitas Conquistas


Em 2010, Juliana e Larissa começaram a competir a todo vapor e estão dispostas a manter o grande favoritismo no vôlei de praia mundial conquistado com muito trabalho e dedicação. Até agora a dupla disputou seis etapas do Circuito Brasileiro e conquistou a medalha de ouro em cinco. As jogadoras também fizeram uma estreia brilhante no Circuito Mundial e venceram pela segunda vez consecutiva o primeiro torneio da temporada que foi novamente disputado na cidade de Brasília.
A dupla alcançou na etapa de Xangai a marca de 700 vitórias na carreira. eAlém disso a dupla conquistou antecipadamente o tetracampeonato Brasileiro e o pentacampeonato mundial. Além disso a dupla  ultrapassou a marca de 35 etapas conquistadas no Circuito Mundial pela dupla Walsh e May e assim se tornou a dupla mais vitoriosa do Circuito Mundial até o momento com 36 conquistas.
A dupla ainda teve motivos de sobra para comemorar suas conquistas e feito durante o ano de 2010. A dupla entrou para o Livro dos Recordes (Guiness Book - 2011) por ser a dupla que fez o maior número de pontos em uma partida de vôlei de praia, recorde este ocorrido em 2005 na partida contra Walsh e May em Acapulco. A dupla foi novamente eleita pela FIVB como a melhor dupla de 2010. E Juliana recebeu novamente o prêmio de melhor jogadora do mundo, Larissa foi a segunda melhor jogadora do mundo pela FIVB.

Juliana além disso foi indicada também como a melhor jogadora ofensiva e a melhor bloqueadora do ano de 2010. Larissa também não ficou de fora da premiação deste ano, ela ganhou os prêmios de melhor atacante e melhor levantadora de 2010 do Circuito Mundial, aliás em questão de levantamento não tem para ninguém, Larissa levou pela quinta vez consecutiva esse prêmio. Pelo Circuito BB a dupla levou também praticamente todos os prêmios.
Larissa foi eleita a melhor jogadora do Circuito BB, melhor sacadora, levantadora e defensora, Juliana conquistou os prêmios de melhor atacante e melhor bloqueio do Circuito  e Reis foi eleito novamente o melhor técnico e a dupla faturou assim o prêmio de melhor dupla feminina.

A dupla bateu alguns recordes no Circuito BB 2010, como de maior número de conquistas de etapas 11 etapas em 12 disputadas, recorde de finais consecutivas 8 finais consecutivas e o recorde de 40 vitórias consecutivas no Circuito.
Por todos os recordes e conquistas alcançadas a dupla levou os prêmios de destaque do vôlei de praia brasileiro pelo COB (Prêmio Brasil Olímpico) e também o Troféu Flávio Pontes - Prêmio destaques do Ceará como destaque Nacional.

Com todas as conquistas já alcançadas, cada vez mais experientes e alcançando dia a dia mais maturidade para enfrentar os desafios e obstáculos que surgem,  a dupla brasileira tem tudo para conquistar o Circuito Brasileiro e Mundial de 2011.  Quem sabe também representar o Brasil e conquistar novamente o ouro nos Jogos Panamericanos no México em 2011 e claro certamente conquistar  uma das vagas para  os Jogos Olímpicos em Londres, em 2012 e lutar pela tão sonhada medalha de ouro. 

Juliana e Larissa já provaram que são guerreiras, talentosas, determinadas, esforçadas e competentes, além de tudo isso ainda contam com uma equipe super competente, com um ótimo patrocinador e claro com a torcida de todos seus fãs. Larissa e Juliana conseguem transformar sempre os sonhos em realidade. Assim porque  não podemos também sonhar com mais uma conquista dessa espetacular dupla de vôlei de praia, nos Jogos Olímpicos de 2016 aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, afinal tornar "Sonhos em Realidade" e "Lutar Sempre Desistir Nunca"  é o lema delas. Sem dúvida seria o prêmio máximo para coroar essas duas sensacionais atletas e encher ainda mais de orgulho todos os fãs, admiradores e todo o povo brasileiro.
Em 2011 a dupla disputa 4 torneios importantes e obtem os 4 títulos disputados, alcançando primeiramente o título inédito em Roma do Campeonato Mundial , logo depois conquista o Hexacampeonato do Circuito Mundial e o Bicampeonato Pan Americano em Guadalajara, México e fecha o ano com a conquita do Circuito BB alcançando o Pentacampeonato do torneio. Agora a dupla buscará em 2012 a conquita do inédito ouro para a dupla em Jogos Olimpicos, a tão almejada conquista que não pode ser disputada pela dupla em 2008 em Pequim. Que os bons ares que sempre impulsionaram a dupla continuem em Londres e por muito mais tempo para felicidade do Brasil e de todos que torcem e acompanham Larissa e Juliana.

Um comentário:

Leny Rangel - Corretora de Imóveis disse...

É isso aí meninas "Lutar sempre e desistir nunca"!
Todos nós, amigos, parentes e fãs estamos aqui no Brasil fazendo uma grande corrente..."Prá Frente Juliana e Larissa"!!!